Flan Mágico de Maracujá

Ingredientes:
[Para o flan:]

  • 1 pacote (12g) de gelatina incolor sem sabor
  • 5 colheres de sopa de água
  • ¾ xícara de suco de maracujá concentrado
  • 500 ml de iogurte natural, de preferência caseiro
  • 1 xícara de açúcar ou o equivalente de adoçante culinário (usei uma colher de sopa deste último, concentrado, próprio para forno e fogão)

[Para a calda:]

  • 1 xícara de polpa de maracujá com sementes
  • 1 xícara de açúcar ou o equivalente de adoçante culinário (usei uma colher de sopa deste último, concentrado, próprio para forno e fogão)

Como fazer:

  1. Hidrate a gelatina conforme instruções da embalagem.
    No meu caso, fiz chover o pozinho por sobre a água, que estava depositada em uma cremeira de vidro.
    Misturei com a colher até formar uma papinha, diria que quase com a consistência de um gel. Levei a mistura ao microondas por 15 segundos e reservei.
  2. Deite no copo do liquidificador, nesta ordem: o suco, o iogurte, o adoçante/açúcar e a gelatina. Bata até homogeneizar.
    Como já protagonizei alguns malogros culinários envolvendo gelatina quente e iogurte gelado, desta vez fui astuta: aqueci levemente os potinhos, mergulhando-os em água quente, até que estivessem em temperatura ambiente para não provocar nenhum choque térmico e desonerar a emulsão. O suco de maracujá também estava em temperatura ambiente pelo mesmo motivo. Não posso precisar se foi este o fator crítico para o sucesso da sobremesa, mas definitivamente não desandou.
  3. Despeje com cuidado a mistura dentro da forma, que foi previamente molhada para não grudar. Cubra-a e leve à geladeira até endurecer. Meu flan só foi desenformado 24 horas depois, mas a senhora pode virá-lo em 4 horas, aproximadamente, desde que o preparado esteja sólido.
  4. Para preparar a calda, leve os dois ingredientes ao fogo e deixe ferver por um ou dois minutos, o suficiente para que se observe uma leve mudança na consistência do líquido, que deve engrossar um pouquinho.
  5. Após desenformar o flan, que por dentro apresenta buraquinhos tal qual uma mousse, sirva-o , derramando uma porçãozinha de calda para acompanhar.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s